Dentro dos bastidores em fase de negociação, a privatização dos Correios está em movimento intenso. Segundo Leandro Mazzini, do Blog Esplanada, a disputa é acirrada e agora o Mercado Livre, a empresa mais valiosa da América Latina, está de olho na estatal disputando espaço nas ofertas com Alibaba, grande empresa chinesa e a multinacional norte-americana Amazon.
Embora seja um assunto polêmico e que gere diversas controvérsias, a possibilidade legítima de privatização dos Correios entrou em pauta quando Jair Bolsonaro foi eleito a presidência. A regulamentação da privatização dos Correios está em andamento no Congresso, mas a desestatização não é um processo rápido e demanda diversos estudos, conceitos renovados, burocracia e como falamos, muita polêmica. Apesar disso, diversos setores, principalmente do E-commerce, estão otimistas com esta aprovação e possíveis mudanças para a logística brasileira.
O Brasil é um dos países que mais sofre com gargalos logísticos e isso vai além dos problemas reais da estatal. Tanto grandes exportações, estradas, importações até mesmo entregas de produtos mais simples, se tornaram pesadelos para diversos empreendedores, lojistas, vendedores, consumidores e todos que precisem utilizar formas de entregas. Para o E-commerce a esperança de um serviço que funcione, traga eficiência e praticidade é o principal e único objetivo. O Mercado Livre já investe fortemente dentro das suas operações logísticas e funciona com uma parceria com os Correios. E com a possibilidade de compra da estatal, o Meli aponta como diferencial seus centros de distribuição e sua logística de entrega. Agora só esperarmos para ver quem vai ganhar esta disputa grande e muito desafiadora!